quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por que apoiar os direitos LGBT*

Em primeiro lugar, devemos lembrar que somos todos humanos, portanto o respeito mútuo é fundamental. Não se deve julgar alguém por uma característica, intrínseca à pessoa, que não altera em nada o seu caráter.

Em segundo lugar, à medida em que o preconceito e a homofobia forem diminuindo, mais pessoas "sairão do armário", o que ajudará a reduzir os falsos casamentos (onde uma pessoa homossexual se casa com uma pessoa do sexo oposto, que, às vezes, nem sabe da orientação sexual do cônjuge) e, consequentemente, os distúrbios psicológicos causados pela existência de uma vida paralela, oculta da sociedade. Além disso, reduzir-se-ão os casos de filhos sendo colocados para fora de casa e de jovens abandonando a escola por causa da discriminação. Isso evita que estes jovens vão para a rua e entrem no mundo da criminalidade, até mesmo para a sobrevivência.

E em terceiro lugar, vem uma questão muito importante: com mais direitos garantidos aos LGBT, e a adoção por casais homossexuais facilitada, estes ajudarão a dar um lar, uma família, amor e carinho a crianças que, em outro caso, estariam na rua ou em orfanatos, sem perspectivas de um futuro digno.

Portanto, fica a reflexão: vale a pena deixar de lado um fator que ajudará na construção de uma sociedade mais justa e equalitária apenas por causa de um preconceito infundado e convicções pessoais? Não seria uma atitude egoísta?

*Obs.: LGBT = lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros

Um comentário:

  1. Concordo Plenamente. Há outro texto interessante sobre o assunto que pode ser consultado em:http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/02/e-necessario-respeitar-as-diferencas.html.

    O respeito mútuo é a peça-chave para um bom relacionamento e para resolução de muitos probelmas na sociedade.

    ResponderExcluir