sexta-feira, 28 de maio de 2010

No need for greed or hunger

Imagine
John Lennon


Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace

You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por que apoiar os direitos LGBT*

Em primeiro lugar, devemos lembrar que somos todos humanos, portanto o respeito mútuo é fundamental. Não se deve julgar alguém por uma característica, intrínseca à pessoa, que não altera em nada o seu caráter.

Em segundo lugar, à medida em que o preconceito e a homofobia forem diminuindo, mais pessoas "sairão do armário", o que ajudará a reduzir os falsos casamentos (onde uma pessoa homossexual se casa com uma pessoa do sexo oposto, que, às vezes, nem sabe da orientação sexual do cônjuge) e, consequentemente, os distúrbios psicológicos causados pela existência de uma vida paralela, oculta da sociedade. Além disso, reduzir-se-ão os casos de filhos sendo colocados para fora de casa e de jovens abandonando a escola por causa da discriminação. Isso evita que estes jovens vão para a rua e entrem no mundo da criminalidade, até mesmo para a sobrevivência.

E em terceiro lugar, vem uma questão muito importante: com mais direitos garantidos aos LGBT, e a adoção por casais homossexuais facilitada, estes ajudarão a dar um lar, uma família, amor e carinho a crianças que, em outro caso, estariam na rua ou em orfanatos, sem perspectivas de um futuro digno.

Portanto, fica a reflexão: vale a pena deixar de lado um fator que ajudará na construção de uma sociedade mais justa e equalitária apenas por causa de um preconceito infundado e convicções pessoais? Não seria uma atitude egoísta?

*Obs.: LGBT = lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros

terça-feira, 25 de maio de 2010

A união faz a força (e açúcar)

Nota: este texto é uma redação de minha autoria, escrita no dia 8/5/2009, na escola.


Atualmente, as (grandes) deficiências do ensino da rede pública no Brasil são um tema gerador de muita polêmica e discussão. Todos sabem que uma escola municipal ou estadual não fornece um bom preparo para bons vestibulares e, o que é pior, para a vida: greves em massa, vandalismo e outros fatos, que ocorrem com uma certa frequência, certamente não são bons exemplos a serem seguidos. Já as escolas federais normalmente são exemplos de qualidade de ensino e excelência Uma questão que pode ser levantada é: por que o governo federal não pode adaptar essa qualidade às estaduais e municipais?

Muitos gostam de culpar única e exclusivamente o governo pelos problemas, porém se esquecem que também são culpados, afinal, vivemos em uma democracia. Se um governante ruim está no poder, provavelmente foi o povo que permitiu. O eleitor brasileiro deve aprender a lembrar em quem votou nas últimas eleições e a cobrar a realização das promessas feitas pelos candidatos.

Outros fatores que prejudicam a educação são: a falta de disciplina, a desestruturação de hierarquias, baixa remuneração aos professores (fator que os desestimulam a darem o melhor de si) e dificuldades no acompanhamento das evoluções tecnológicas. Este último item é muito importante, o que pode ser percebido, por exemplo, em escolas do Reino Unido, onde crianças aprendem a usar ferramentas da Internet, como o Twitter e a Wikipedia, por exemplo, além do uso de dispositivos portáteis (celulares, smartphones, iPods, dentre outros). Já no Brasil, as escolas decidem simplesmente proibir o uso dos aparelhos, o que só piora a situação, provocando o aumento do uso indevido deles. Se as escolas aprendessem a acompanhar as inovações tecnológicas e ensinassem aos alunos, desde cedo, a fazer o uso adequado delas, só teriam a ganhar, e muito.

Portanto, cada um deve fazer a sua parte para garantir a firmeza da educação, que é a base do país, para que este não desmorone. Pais, alunos, professores, governo e povo, unidos, em prol da educação são a chave para o futuro.

Pedras da vida

…há situações que constituem a nossa prova aflitiva e áspera, mas redentora e santificante.
Perdoemos as pedas da vida pelo ouro da experiência e de luz que nos oferecem.
E, sobretudo, armemo-nos de coragem para o trabalho, porque é na dor do presente que corrigimos as lutas de ontem, acendendo abençoada luz para o nosso grande porvir.

Bezerra de Menezes

Médium: Francisco Cândido Xavier
Livro: "Bezerra, Chico e você"

terça-feira, 23 de março de 2010

Com você

Risadas e lágrimas compartilho com você.
O que passaríamos juntos seria único.
Dói se não posso te ter aqui comigo.
Repenso meus planos, você é tudo.
Imagino minha vida e você é ela.
Girar minha cabeça você faz,
Onde você passa sem olhar,
Errantemente, para trás.
Um sorriso você emana,
Trazendo minha paz.
Eu digo, certamente,
Ainda que você
Me veja como
O estranho.

sábado, 13 de março de 2010

Confissões de um eu lírico

Teus olhos são jazidas de esmeraldas
Brilham como o sol em seu apogeu
Faria tudo por ti, sem ressalvas
Digo-te: sou completamente teu

Ao cair da noite, vem junta a lua
Em forma de vírgula a nos mostrar
Que no infinito se perpetua
Nosso sonho, que não há de findar

Mesmo que venha a nós um vendaval
Saibas que ele não vai nos abalar
Nossa história não tem ponto final

Estás em meus sonhos sempre presente
Se choro, tu vens e enxugas meu pranto
E assim, conquistas-me diariamente

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um breve soneto

Segue abaixo um soneto, de minha autoria, escrito em 25/03/2009.

Sonnet de pardon 
(Soneto do perdão)
Composição: Pedro Emanuel Gonçalves

Triste menina derrama no mar
O choro de quem sofreu por amar
E tudo por não saber demonstrar
O desejo de com ele um dia estar

Enquanto os pássaros não cantam mais
Vê a manta de sonhos que se desfaz
O arrependimento que tortura
Dói como uma ferida sem cura

Sol da minha vida, volte a brilhar
Com o sublime ato de perdoar
Permita-nos do zero recomeçar

Cura as feridas do meu coração
Eu vivo somente em tua razão
Fecha teus olhos e sente a emoção.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Para a eternidade

Nossa vida é feita de encontros e despedidas. Pessoas vêm, pessoas vão. Poucos são os seus amigos de hoje que ainda serão seus amigos, com a mesma proximidade de hoje, no futuro. Há aquelas cujos caminhos se cruzam com os nossos tão sutilmente, que acabamos por não perceber. Tão sutilmente, que não damos atenção ao fato de que poderiam fazer parte da nossa vida. Há aquelas que, por algum acaso, passaram a fazer parte da nossa vida, mas diferentemente do que poderia ter sido. E há aquelas que nos marcam tão profundamente, de forma que não conseguimos mais imaginar a vida sem elas. São aquelas que conseguem nos fazer rir mesmo nos momentos mais tristes, sustentar-nos quando um ombro amigo se faz necessário, corrigir-nos se fugimos à conduta. Aquelas que, mesmo se algum dia, por infelicidade do destino, se afastarem, ficarão marcadas para sempre pela brasa do amor e da amizade em nossos corações. Uma marca que jamais será substituída.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Opiniões

Esses dias, eu estava relendo as notas que tenho anotadas no aplicativo Notes, no meu iPod touch, quando vi uma frase que uma amiga minha havia escrito há quase um ano: "Quando a vida lhe oferece um sonho, muito além de todas as expectativas, é irracional se lamentar quando ele chega ao fim."


Então, resolvi perguntar para várias pessoas no Formspring o que elas achavam dessa frase. Obtive diversas respostas, algumas semelhantes, outras completamente diferentes. Percebi como este fato mostrou que a nossa opinião não é única, e cada um tem a sua. Se todas conviverem de forma pacifica, todos saem ganhando. Além disso, podemos perceber como a posição de ouvinte só tem a nos favorecer. Muitos usuários do Orkut já devem ter se deparado com a frase "Um bom ouvinte não só é popular em qualquer lugar, mas também fica sabendo das coisas depois de um tempo." na Sorte de Hoje. Pois então.


E para fechar, vou postar aqui as respostas que obtive no Formspring:

Q: "Quando a vida lhe oferece um sonho, muito além de todas as expectativas, é irracional se lamentar quando ele chega ao fim." <- O que você pensa sobre essa frase?

A vey todo mundo cai ! mas errar é isso para levantar e fazer melhor na proxima vez o ideal é naum desistir nunca ! ( pode ser que naum é o tempo ainda pra isso acontecer tudo esta nos planos de Deus )

penso que ela está correta, pelo que eu entendi né. porque se o sonho é muito mais que as minhas expectativas, seria quase ingratidão achar ruim ele chegar ao fim.

se tu acha q o "sonho" foi algo q valeu a pena por assim dizer, q foi algo q marcou, então se deve sim lamentar a gente só lamenta o q é bom entende? q nem diz a minha vó qm não chora não mama, então.... (:

penso que é bem verdadeira; afinal, tudo chega ao fim e por isso devemos fazer o possível para que seja bom enquanto dure.

acho linda demais, e dificil de ser colocada em prática *-*

irrelevante, existe uma coisa chamada vida real

Depende, você não precisa se lamentar pelo fim se esse fim representar um começo de uma nova etapa, pois novas etapas representam novos aprendizados, novos desafios... e é como eu sempre digo: caminhando nem sempre cantando mas sempre caminhando.

eu acho uma bosta! UAHSUAHSUAAHASUH'

Tá mais do que certa. É melhor viver um sonho que acaba do que não viver sonho nenhum.

penso que é melhor queimar neurônios com outra coisa. mas coisas melosas à parte, concordo


Mas e então, o que acharam? Se quiserem comentar sobre a frase, os comentários estão ai, hehe… E se quiserem me perguntar algo, meu Formspring é http://www.formspring.me/pedroemanuel

PS: Escrevi esse post ao som de "Vacant Heart", Frankmusik. Estou apaixonado com essa música.




Update: acabo de receber mais respostas.


http://www.formspring.me/guridelibra

A realidade é o contraponto mais inteligente da felicidade, pois só há duas opções existentes para quando caírmos dentro dela: a positiva e a negativa. 
Pode reparar que o processo funciona dessa maneira mesmo.
O que pode ser um erro para um, pode ser um acerto para outro.
Veja bem: uma pessoa pode fazer a melhor escolha da sua vida ao decidir parar de sonhar, deixar de se iludir e seguir sua vida dentro de uma realidade necessária; 
Mas também pode cometer o maior erro ao não sonhar, viver só no seu "mundinho" e limitar seus horizontes, sem projetos mirabolantes, nem planos relevantes.
O meio termo seria o seguinte: sonhar sem ir muito além, mas conservar sempre um pouco de ambição dentro de si.
Normal e fundamental.

 http://www.formspring.me/fergomes1
Que a gente não pode reclamar quando as coisas boas chegam ao fim, pois ao menos nós pudemos aproveitá-las e tê-las pra gente.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Desabafo

Um suspiro de um louco. Não há mais o horizonte, não há mais a tênue linha que separa a insanidade da normalidade. Os discos coloridos tanto giraram que se tornaram bandeiras brancas de trégua. O oceano de lágrimas que antes parecia inesgotável agora parece estar virando um deserto, já que é inútil criar esperanças de que aquela bela palmeira que ele tanto ama um dia lhe dê cocos. A ferida em breve desaparecerá, mas a cicatriz por ela proporcionada permanecerá por toda a vida.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Olá, mundo

Olá, leitores.
Meu nome é Pedro Emanuel, sou estudante e moro em Minas Gerais. Criei este blog ontem, e passei o dia pensando no que escrever.

Bem, já tive outros blogs, e já participei de um, mas todos esses tinham por tema tecnologia e afins, temas mais impessoais. Já este é um blog sem um tema predeterminado. Red and Blue é um lugar onde pretendo escrever sobre a vida, desabafar, compartilhar pensamentos, mas nada me impede de escrever sobre outros temas, como comportamento, música, mundo, dentre outros.

Uma parte da minha inspiração para escrever veio do Twitter, e outra veio meio que sem explicação. Por falar em Twitter, quem quiser me seguir será muito bem-vindo: http://www.twitter.com/pedroemanuel

Enfim, espero que gostem do meu blog. Até mais ;D